top of page

"A estrada da psicomotricidade"

 

"A estrada era íngreme e difícil de percorrer. Buracos, gravetos e pedras soltas pelo caminho dificultavam ainda mais a jornada. Logo após a curva, sentada em um velho tronco abandonado sobre a relva, estava a criança que, desconsolada chorava sentindo-se incapaz, sem condições de prosseguir a viagem. Aproximei-me dela com suavidade e carinho, tentando respeitar aquele momento difícil  quando sentimos que a tarefa é por demais árdua frente às nossas limitações. Inclinei-me e disse-lhe: deixe-me ajudá-la, dê-me a sua mão, certamente conseguiremos vencer este caminho.

A criança, a princípio muito insegura, amparada por mim começou a caminhar lentamente. Depois de alto tempo, foi-se soltando, ficando cada vez mais firme, demonstrando bom equilíbrio e determinação. Os movimentos eram executados com harmonia, precisão e tónus adequado. O pensamento antecedia a acção, enfatizando o pensar antes do fazer. No seu olhar havia convicção e o brilho peculiar daqueles que executam a acção com entusiasmo e determinação. Caminhava segura, leve e feliz!"

 

É assim a estrada da Psicomotricidade.

 

Costallat, 2002.

 

Mais informações:

                                   enerp.utad_2014@hotmail.com

SOBRE:

 

O ENERP é o Encontro Nacional De Estudantes de Reabilitação Psicomotora que permite e proporciona a troca de experiências, bem como a aquisição de novas aprendizagens a estudantes da área da psicomotricidade e da saúde em geral.

No próximo ano de 2014, nos dias 28, 29 e 30 de Março, terá lugar a V edição na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, organizada e divulgada pela Secção Estudantil da Associação Portuguesa de Psicomotricidade e pelos alunos do 3º ano de Reabilitação Psicomotora da UTAD. Nestes três dias, decorrerão conferências relativas aos temas Psicomotricidade em Portugal e na Europa, Neuro-desenvolvimento e Reabilitação Neurológica, Terapias na Intervenção Psicomotora, entre outros. Os ciclos deworkshops incluirão variadas temáticas de intervenção em psicomotricidade (meio aquático, saúde mental, dependências, psicomotricidade relacional, dificuldades de aprendizagem, e gerontopsicomotricidade), musicoterapia, terapias assistidas com animais, e diferentes instrumentos de rastreio e avaliação do desenvolvimento. No último dia, durantea manhã será realizada a troca de experiências entre os estudantes, havendo workshops de cariz livre com o intuito de perceber a adequação da formação, focar os interesses de cada um, aliando a união, convívio e aprendizagem.

As inscrições decorrerão de 16 de Dezembro a 16 de Março de 2014.

 

bottom of page